sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bauhaus

A escola Bauhaus era localizada na Alemanha, o seu fundador foi Walter Groupius (1883-1969).










A Bauhaus é resultado da junção de duas escolas: Escola Superior de Belas Artes + Escola de Artes Aplicadas = Bauhaus. Nas palavras de Walter Groupius: “A BAUHAUS quer estabelecer harmonia entre as diferentes atividades da arte, entre todas as disciplinas artesanais e artísticas e torna-las inteiramente solidarias de uma conceção de construir.  Os seus objectivos finais era a obra de arte unitária - o edifício – no qual não haverá distinção entre arte monumental e arte decorativa.     
Houve três fases:
·        A primeira foi a fase expressionista- 1919 a 1927-periodo de Weimar. Sob a direcção de Walter Gropius.
·        A segunda fase: Formalismo Construtivista- 1927 a 1929-periodo Dessau. Sob a direcção de Hannes Meyer.
·        A terceira fase: Racionalismo Radical- 1929 a 1933-periodo Berlim. Sob a direcção de Mies Van de Rohe.
A escola Bauhaus foi fundada com a intenção de mesclar o conhecimento arquitectónico, com trabalho de artesão, transformando em uma academia de artes.

 Trabalho Elaborado por:
Tatiana Reis Nº24
07/10/2011
Técnico de Comunicação 
de Marketing de Relações Publicas e de Publicidade

 Fig.1- Escola Bauhaus

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Sétima Arte e os Irmãos Lumière
A Sétima Arte

O cinema nasceu da vontade humana de reproduzir a imagem em movimento, e dessa forma representar o mundo tal como ele nos surge: num espaço e num tempo. 


Foram vários, aqueles que participaram na invenção do cinema, mas foi aos irmãos Louis e Auguste Lumière, que coube o registo da patente do Cinematógrafo: o aparelho que possibilitou a projeção de imagens em tela a um vasto público. A primeira sessão de exibição pública, paga, foi em 1895, em Paris. Os oito filmes apresentados, são o registo de situações quotidianas, filmadas ao ar livre, cada um deles, com pouco mais de cinquenta segundos.


Com uma poética única, os filmes Lumière, abriram portas ao mundo da Sétima Arte. Mas no entanto, também em 1895, em Berlim, os irmãos Max e Emil Skladanoswky, projectavam no seu “Bioskop”, o registo fílmico de situações extraordinárias, como artes circenses e danças tradicionais. O reconhecimento dos avanços técnicos e cinematógrafo, em relação ao Bioskop, levaram a que os Skladanoswky, abandonassem o projeto, mas sem antes nos deixarem uma outra “visão” de espetaculariedade, associada ao nascimento do cinema.



Biografia dos Irmãos Lumière


Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nasceram em França em Besançon. Filhos de Antoine Lumière, fotógrafo, proprietário de uma indústria de filmes e fabricante de papéis fotográficos.

Após frequentarem a escola técnica, realizaram estudos acerca dos processos fotográficos, até chegarem ao Cinematógrafo.

 Louis Lumière foi o primeiro cineasta realizador. O seu irmão Auguste participou também nas primeiras descobertas.












Fig.1- Irmãos Lumière





A Primeira Projeção Cinematográfica

Paris, 28 de Dezembro de 1895. Apenas 33 pessoas atenderam ao apelo inscrito no cartaz e resolveram testemunhar a primeira sessão de cinema da história, apresentada pelos irmãos Lumière, no Grand- Café do Boulevard des Capucines, de Paris.


O primeiro filme apresentado foi “Saída dos Trabalhadores da FábricaLumière”. Tratava-se pura e simplesmente da saída dos trabalhadores da fábrica Lumière.










Fig.2- Saída dos Trabalhadores d Fábrica Lumière


No segundo filme “Chegada de um Comboio à Gare de La Ciotat”, consta que o comboio parecia sair da tela e a reacção do público foi de susto, escondendo-se debaixo das cadeiras.










Fig. 3- Chegada de um Comboio à Gare de La Ciotat





    




Trabalho Elaborado por:

Tatiana Reis
Nº 24 03-10-2011
Técnico de Comunicação de Marketing de Relações Públicas e Publicidade.